Quando chega a época de colocar a criança na escola, muitas mães e muitos pais ficam aflitos e em dúvida sobre qual o melhor custo/benefício para a família.
Você tem algum critério de escolha?
Esse é um assunto que sempre me preocupou quando meus filhos eram pequenos. Porque pensar que uma criança vai passar 4 ou até 8 horas em um ambiente longe da sua casa e dos seus familiares, é bastante preocupante. Não é mesmo?
Existem alguns critérios que, para mim, sempre foram importantes e que até hoje eu oriento mães e pais que me procuram quando estão buscando escola para os filhos.
Vou deixar aqui alguns questionamentos para te ajudar a estabelecer seus próprios critérios de escolha. Ok?
Você já se informou se a filosofia da escola converge com a filosofia da sua família?
Por exemplo: se sua família não é religiosa, será que uma escola nessa linha vai atender suas expectativas, mesmo que ela seja a mais famosa ou a que mais aprova alunos no vestibular?
O mesmo vale para famílias religiosas que colocam seus filhos em escolas mais liberais com a mesma promessa de aprovação em vestibular.
Já pesquisou a metodologia aplicada na escola do seu interesse?
Acredita que essa metodologia atende a personalidade da sua criança?
Já avaliou como essa escola trata as questões da afetividade, acolhimento, empatia, bullying, respeito aos diferentes, preconceitos, etc…
Quais as habilidades que seu filho ou sua filha apresentam, que podem ser melhor trabalhados pela escola?
Vale lembrar que nem sempre a escola mais próxima da sua casa, ou a que toda sua família frequentou, ou aquela mais famosa, a mais cara, ou ainda a mais acessível será a melhor para o perfil da sua criança.
Muitos pais e mães se preocupam com o espaço físico e com as atividades extras curriculares que as escolas oferecem, no entanto, não se atentam para a metodologia filosofia.
Na verdade, independentemente do tipo da escola escolhida, a participação dos pais é fundamental no cotidiano escolar e na vida da criança.
Lembre-se que o papel de educar é da família! A escola é um ambiente de socialização, de aprendizado, de aquisição de conhecimento e de desenvolvimento das habilidades do ser humano, no entanto, é a família responsável pelo amor, acolhimento, disciplina, atitudes empáticas, lições de respeito e tolerância.
Estou por aqui…. Qualquer dúvida me liga. Ok?
Commenti