Em nome do amor pais, mães, avós e cuidadores fazem ou deixam de fazer muitas coisas pelas crianças.
Em nome do amor já ouvi frases do tipo:
– Eu deixo de castigo porque amo meu filho e quero que ele seja uma pessoa do bem!
– Dou umas palmadas porque amo minha filha e quero que ela aprenda que devemos respeitar as outras pessoas…
– Amo meus filhos por isso quero exijo que me obedeçam, pois sei o que é melhor para eles.
– Resolvo tudo por eles, porque os amo muito e não quero que façam escolhas erradas…
– Trabalho longas horas e chego muito tarde para dar tudo que não tive aos meus filhos.
– Deixo meu filho brincar com meu celular, assim ele não chora e fica feliz…. Quando fizer 3 nos terá seu próprio smartfhone.
É perfeitamente compreensível que pais e mães queiram fazer o melhor pelas crianças, no entanto e equivocadamente, os adultos acreditam que em nome do amor, tudo isso é o correto.
Para mim é bem difícil ouvir esses relatos e concordar com eles, pois sei o quanto tais ações em nome do amor, podem ser prejudiciais ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Minhas pesquisas e estudos mostram que muitos recursos de disciplina e educação que foram utilizados por nossos avós e nossos pais, atualmente, não funcionam bem.
Na verdade, eles não funcionaram de forma efetiva!
Por mais que acreditemos que estamos aqui e não morremos por isso, que hoje somos homens e mulheres de bem, muitos de nós trouxeram sequelas emocionais com as quais não sabemos como lidar na vida adulta…. Sei que alguns nem percebem tais sequelas, mas elas existem!
Felizes daquelas pessoas que não as tem, de fato.
O mais importante é que essas pessoas que me procuraram e confessaram essas atitudes em relação a educação das crianças, já se conscientizaram que existe outro caminho para educar filhos responsáveis e conscientes das consequências dos seus atos sem castigos, punições ou qualquer outra forma de violência.
É possível educar com amor, gentileza e disciplina sem ser permissivo (a) e deixar a criança fazer tudo que quer o tempo todo. E você nem precisa ser super-herói.
Educar uma criança requer mais do que amor e paciência, é preciso muito conhecimento sobre os recursos gentis e afetivos de disciplina e educação.
Quer saber mais? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Comments